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Shuihei Yoshida, lenda do Playstation diz que prefere Singleplayer do que live service

  • Foto do escritor: Griffith Souls
    Griffith Souls
  • 16 de jan.
  • 2 min de leitura



Em uma entrevista no canal Kinda Funny Games, Yoshida deu algumas informações e opiniões a respeito de seu tempo no Playstation, e foi muito interessante, alguns pontos relevantes da entrevista:


Shuhei Yoshida diz que, se ainda estivesse no comando dos estúdios first-party da PlayStation, teria tentado resistir ao foco em jogos live-service da PlayStation e brincou dizendo que talvez seja por isso que o removeram.


Shuhei Yoshida, quando perguntado sobre qual jogo o surpreendeu por não vender tão bem quanto ele esperava:




"O que me surpreendeu um pouco em termos de número de unidades foi o segundo jogo de Horizon.


Eu amei o primeiro jogo de Horizon, e ele foi bem-sucedido, então esperava que o segundo jogo tivesse um desempenho ainda melhor em termos de vendas. O jogo era maior e incrível, mas não acho que o segundo jogo vendeu tantas unidades quanto o primeiro."


Shuhei Yoshidam, lenda do Playstation fala sobre Bloodborne e por que ele acha que a Sony ainda não fez nada com o jogo:


"Miyazaki-san realmente, realmente amou Bloodborne, o que ele criou. Então, acho que ele está interessado, mas ele é tão bem-sucedido e está tão ocupado que não pode fazer isso sozinho e não quer que mais ninguém mexa nisso. Essa é a minha teoria, e a equipe do PlayStation respeita seu desejo."


Shuhei Yoshida disse que, com Ghost of Tsushima, a Sucker Punch tinha dúvidas sobre se era apropriado para eles, um estúdio dos EUA, abordar o tema do Japão. Eles trataram o material com respeito, e agora é um jogo que também deixa o povo do Japão orgulhoso!


Ele mencionou que o estúdio não queria errar ou ofender as pessoas no Japão, então trabalharam de perto com o Japan Studio para garantir que tratassem o material de forma adequada. O Japan Studio e o próprio Shuhei deram feedback quando cometeram erros relacionados a outras culturas asiáticas, e no final, o jogo se tornou algo amado também no Japão.


Shuhei Yoshida deu suas razões para explicar por que ele acredita que o PlayStation Vita fracassou!


Motivo principal:


  • Os recursos de desenvolvimento foram divididos e não havia estúdios suficientes para criar jogos para duas plataformas, então tiveram que priorizar o desenvolvimento do PS4.


Outros motivos:


  • Os cartões de memória proprietários foram um erro.

  • O touchpad traseiro não era necessário e aumentou os custos.

  • A tela OLED elevou os custos de produção.

  • O kit de desenvolvimento do Vita tinha saída de vídeo, mas eles a removeram na versão final apenas para economizar alguns centavos.


Shuhei Yoshida disse que a divisão PlayStation teve enormes prejuízos nos dois primeiros anos do PS3 devido ao custo de produção do processador Cell. No entanto, eles conseguiram sobreviver graças à divisão de TVs da Sony, com as TVs Wega cobrindo esses prejuízos.


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