Call of Duty: Black Ops 6 chegou!
- Griffith Souls
- 25 de dez. de 2024
- 6 min de leitura
“A União Soviética caiu, mas agora temos inimigos piores”

Essa análise não possui spoilers da Campanha
Plataforma jogada: Playstation 5
Escrito por: Griffith criador da Dungeon Bits

O que é Call of Duty: Black Ops 6?
Todo mundo sabe o que é COD, mas vamos lá: o jogo foi desenvolvido pela Treyarch, Raven Software, Beenox, High Moon Studios, Activision Shanghai, Sledgehammer Games, Infinity Ward e Demonware (sim, tudo isso) e, por fim, publicado pela Activision.
Geralmente, COD é uma franquia de bang-bang, um FPS. É o vigésimo primeiro jogo da franquia, e de fato ninguém liga muito para a história, então o foco sempre fica no modo online, então analisar o game em si é um pouco confuso, já joguei quase todos os games da franquia e tenho um carinho muito grande pelos primeiros jogos lançados deles.
História
Você se encontra em 1991, com o fim da União Soviética acontecendo, e pode jogar com um grupo de elite que opera nas sombras. Troy Marshall e Frank Woods montam uma equipe de agentes para caçar um grupo chamado Pantheon, que se infiltrou na CIA e considera todos que se opõem a eles como inimigos dos EUA. Ou seja, são dois grupos em conflito, cada um com pontos de vista diferentes. Acredite, o foco da campanha é completamente voltado para a espionagem, e essa mudança foi interessante. Em alguns momentos, lembra muito Metal Gear Solid (como na área de mundo aberto, por exemplo) e até o famoso 007, James Bond. O jogo levou quatro anos para ser finalizado, o que é bem raro para um título da franquia COD.

Jogabilidade e Mecânicas de jogo
Agora temos um movimento ‘omnidirecional’ no jogo: podemos correr em várias direções diferentes, e a movimentação está melhor do que nunca, tornando a jogabilidade muito fluida. O som das armas é fantástico, e o recuo delas está muito bem feito. Não tenho reclamações quanto a isso. Eu dificilmente me interesso por jogos de FPS hoje em dia, mas admito que este está muito bom. Na campanha, temos até um grappling hook para se balançar de um lado para o outro em certas missões. Além disso, há uma espécie de lobby na campanha, uma casa enorme que serve como centro de operações para o nosso grupo. Podemos aprimorar algumas áreas que liberam funções, como buffs para as armas, nosso personagem e outros aspectos. Os buffs incluem, por exemplo: aumento de HP, maior capacidade de penetração das balas, entre outros. O que mais me chamou a atenção na jogabilidade foi o quão fluida ela é, inclusive nos veículos, que são bem legais e fáceis de dirigir. Em uma das missões, que ocorre em uma área ampla, semelhante a um ‘mini mundo aberto’, temos missões secundárias, como capturar postos de controle dos inimigos, e podemos fazê-lo de forma mais agressiva ou usando stealth, ou seja, na maciota!

O jogo é muito criativo: temos câmeras que podem ser usadas para marcar inimigos no cenário, armas silenciadas para ações furtivas, e podemos neutralizar os inimigos usando táticas marciais sem que eles percebam. A equipe da Treyarch fez um ótimo trabalho nesse aspecto, pois você realmente se sente na pele de um espião. Em algumas missões, chegamos a trocar de personagem várias vezes, desempenhando funções diferentes para contribuir com a missão, seja coletando dados, investigando locais, obtendo informações com contatos no local e assim por diante. Chega a lembrar até um heist de GTA V.

Sobre o Multiplayer
Joguei pouco do multiplayer, mas gostei do que vi. É bem fluido e é rápido para encontrar partidas. Meu problema foi jogar no controle, pois eu detesto jogos de tiro no controle, mas é o que temos para hoje. Como eu disse, a movimentação é a melhor que já vi em um jogo de FPS, e as partidas até agora não parecem injustas. Não tive quaisquer problemas com otimização, tanto na campanha quanto no multiplayer. O jogo está bonito e, acima de tudo, muito bem otimizado, e vale destacar que temos os modos que todo mundo gosta de jogar, no meu caso, o Team Death match.
Detesto essa questão de ter personagens bloqueados por pacotes de batalha ou versões mais caras do jogo, e isso acontece aqui. Não é nada novo, eu sei, mas é chato e vale a pena ressaltar. Não gostei de quase nenhum operador disponível para jogar, mas isso é bem pessoal e vai do design dos personagens e do gosto individual. Então, isso não é exatamente uma crítica, apenas uma opinião, acho que a respeito de multiplayer é isso, não tem muito o que falar, todos conhecem.

Zombies
Eu nunca me interessei em jogar esse modo e praticamente ignorei o último lançamento da franquia. A primeira vez que descobri esse modo foi no World at War (sim, o antigo), mas nunca joguei de verdade por ter pavor de zumbis. Preciso dizer, no entanto, que é bem divertido. Temos vários objetivos para cumprir, hordas e hordas de zumbis vindo nos caçar, diversos chefes, e o desafio é muito empolgante. Além disso, o jogo é perfeito para jogar com amigos; juntos, podemos liberar novas áreas, armas incríveis, boosts, ataques nucleares nos zumbis, efeitos incríveis na sua arma, e tudo isso com o dinheiro suado que ganhamos enfrentando os inimigos, e ainda da para acompanhar a “história” maluca do modo zumbi. Esse modo tem o potencial para se tornar o meu modo favorito do game, me diverti demais jogando, confesso que na hora de extrair esqueci de pegar o helicoptero e virei patê infelizmente.

Opiniões
Gostei do jogo, muito por conta da campanha. Ultimamente, havia muito debate sobre os últimos jogos lançados pela empresa, com muita gente dizendo que são ruins ou bons. No fim das contas, acho que Black Ops 6 conseguiu ser um bom jogo. Nada incrível tecnicamente falando, não é candidato a jogo do ano na minha humilde opinião, mas é muito divertido para jogar com amigos. O foco é obviamente o multiplayer, mas fico feliz com o fato de termos uma campanha, que, como disse, é muito bem feita.
O que acho incrível é o fato de o jogo estar no Game Pass. Isso é surreal, um jogo dessa qualidade em um serviço de assinatura. O jogo mais vendido do ano pode ser jogado por 60 reais (acho que esse é o preço do Game Pass Ultimate atualmente). Se isso será bom para a franquia, ainda precisamos ver, mas, do ponto de vista de marketing, ao menos parece ter dado resultado. Quase todo mundo no meu Xbox está falando sobre o jogo e jogando, e a grande maioria está fazendo críticas positivas. Isso me passa uma ótima impressão, considerando que sou o tipo de jogador mais focado em RPGs e estou afastado dos FPS.

O que mais pode ser dito sobre Call of Duty: Black Ops 6 que você já não saiba? É um dos jogos mais populares, com uma jogabilidade muito bem desenvolvida, personagens cativantes e uma história single-player muito criativa, a mais criativa que já vi. Ela aborda até problemas psicológicos e traumas, brinca com alucinações, elementos sobrenaturais, flashbacks, referências e easter eggs dos jogos anteriores da franquia e ainda consegue inovar em seu elemento mais precioso, o multiplayer.
Agora, precisamos aguardar e ver como ele se sai financeiramente, pois, após a pequena aquisição de 70 bilhões que a Microsoft fez ao comprar a Activision Blizzard, essas IPs, agora do lado verde da força, precisam dar retorno, não é mesmo? Vamos ver como as coisas vão se desenrolando. Até o momento ele está batendo recordes de jogadores consecutivos na Steam por exemplo, mesmo estando disponível no gamepass, tudo sugere que o game está indo super bem.
Torço para que os resultados sejam positivos, pois, caso contrário, teríamos uma catástrofe. Claro que acho isso é difícil de acontecer, mas nunca se sabe. A Ubisoft, por exemplo, está em declínio devido às escolhas equivocadas que vem fazendo ano após ano. Espero que o mesmo não aconteça com a Microsoft.

O que precisa ser dito é o fato lamentável de que é necessário estar 100% online para jogar, MESMO NA CAMPANHA SINGLE PLAYER! Muitos amigos estão enfrentando problemas, pois qualquer pequena queda de conexão faz com que sejam removidos das partidas, inclusive da campanha single player. Isso é absurdo em 2024, parece um retrocesso em vez de progresso. Além disso, é triste observar que, a cada ano que passa, nos tornamos mais reféns das empresas. A qualidade e a experiência do usuário deixam de ser prioridades; agora, o foco é o lucro, e isso não é o que precisamos.
Nota Final: 8/10
Recomendado para quem é fã de FPS, gosta de uma jogabilidade extremamente bem feita, e adora gastar umas horas apanhando pra crianças de 12 anos com reflexos de uma tartaruga ninja, e claro, ele é para quem tem uma internet que não caia porque do contrário você se fodeu.
-Considerações Finais:
Todo mundo compra COD para jogar o modo multiplayer, por isso da campanha ser bem curta, cerca de umas 6 horas.
O game tem a melhor jogabilidade que já vi para um FPS
Gráficos espetaculares
Qualidade sonora é muito agradável
O game está completamente em português (Eu joguei em inglês)
A história (campanha) é a mais criativa que já vi em um game de FPS
É perfeito para você jogar com seus amigos
O modo Zumbi é bom demais
O Multiplayer está fantástico
ELE ESTÁ NO GAMEPASS ULTIMATE, ISSO É SURREAL

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